quarta-feira, 23 de novembro de 2011

R E T O R N A N D O

(Direto de Jaguarão) 
  Voltar a Jaguarão, para mim, é, quase sempre, descobrir algo novo ou "redescobrir" alguma coisa que já fazia parte do meu almanaque,mas que me revela algum detalhe que, no cotidiano, não houvesse percebido pela força da rotina que, ao longo da vida, teima em nos privar de muitas vivências  boas.  Assim foi desta vez. Tomei conhecimento de algumas coisas boas e de outras não tão boas. Algumas anotações quero deixar registrado aqui para apreciação dos leitores.

MUSEU DO PAMPA - Para os que não estavam e nem estão na cidade: no dia 17 deste mês foi, finalmente, assinado o contrato para a construção do Centro de Interpretação do Pampa, que será erguido junto às ruínas da antiga Enfermaria. A cerimônia ocorreu na Unipampa, com a presença da Superintendente do IPHAN, Ana Meira; da Reitora da Universidade, Maria Beatriz Luce; do representante da empreiteira - Marsou Engenharia, Vicente Souto Júnior, além do Prefeito Cláudio Martins e outras autoridades municipais. As obras devem iniciar no próximo mês com previsão para serem concluídas em 450 dias. A instalação do Museu ocasionará uma completa transformação urbana e social em toda aquela área.

SEBO - Para mim Sebo é sempre notícia. Sou um dos maiores frequentadores desse tipo de estabelecimento onde quer que ande, por  dois motivos óbvios: "fanatismo pela leitura e pouca grana". O retorno desse tipo de empreendimento em Jaguarão é motivo de alegria para estudantes e "amantes da cultura" (Essa é antiga, hein?). O "Literatum Sebo" (magnum.soria@hotmail.com) está funcionando há oito meses e vem conquistando admiradores mesmo sendo um espaço modesto no tamanho. Por enquanto, abre somente aos sábados. Quando estive lá não tive oportunidade de conversar com o proprietário (Magno Soria), mas, em compensação, mantive uma agradável palestra com a sra. Deni Echevenguá, que é inquilina e colaboradora do Sebo. Fizemos uma boa retrospectiva no tempo, descobrindo algumas amizades comuns, tudo em nome do "saudosismo" e do "bairrismo" próprio dos jaguarenses. Quem vier a Jaguarão e tenha oportunidade, visite o  Literatum. Fica ali na Rua General Câmara, 768. Não vai se arrepender.

MATRIZ DO ESPÍRITO SANTO - Tive chance de manusear, embora superficialmente, o livro sobre a Matriz do Espírito Santo, de autoria do conterrâneo Eduardo Souza Soares, lançado recentemente, e confesso que fiquei impressionado com o trabalho, especialmente no que concerne às reproduções das obras de arte que fazem parte do acervo da Igreja, assim como algumas que pertencem ao Instituto Histórico. O trabalho fotográfico do Carlos Wiliam Caetano enriqueceu sobremaneira o livro. Também possibilitou que o ceramista Cléber Carvalho mostrasse seu talento, ao contribuir com uma réplica em cerâmica do templo, que ilustra a capa do livro. Em breve estarei "degustando" o trabalho completo. Cumprimentos a todos os responsáveis que tornaram possível a publicação. Confirmamos com o autor, em contato pessoal, nossa disposição de fazer o lançamento da obra na Capital, no próximo ano, quando for oportuno.

POLUIÇÃO SONORA - Deixei a nota negativa para o fim, sem que isso denote que o assunto não é deveras importante. Acho necessário, urgente e, ouso dizer, uma questão de saúde pública. Se não houver, de imediato, uma legislação restritiva em relação à utilização de equipamentos e veículos que ocasionam intensa poluição sonora - com o crescimento da cidade que se anuncia - acho que corremos o risco de tornarmos inviável e tranquilidade das pessoas, principalmente nos finais de semana. É abusiva a utilização de todo o tipo de aparelho sonoro, que impede os cidadãos de exercerem seu direito constitucional ao descanso. Alguém precisa tomar uma iniciativa. O Executivo ou o Legislativo são poderes legítimos para iniciarem esse processo.

Um comentário:

  1. Amigo Wenceslau. Vou comentar após a 3ª Feira Binacional do Livro, e neste momento já sabes que a obra da Enfermaria já começou. E ontem e hoje, a ministra da Cultura assinou, aqui na cidade, vários convênios. 2ª fase do Teatro Esperança, restauro emergencial do Clube Jaguarense entre outros. A cidade histórica de Jaguarão se acordando para o futuro. Grande Abraço.

    ResponderExcluir