quarta-feira, 17 de outubro de 2012

CEM ANOS DE CÍRCULO OPERÁRIO

 O Círculo Operário de Jaguarão, tradicional entidade jaguarense, foi fundada em primeiro de janeiro de 1912 com o nome de Sociedade Operária Jaguarense.  A troca de nome se deu quando de sua adesão ao movimento circulista de âmbito nacional. Ao filiar-se à Federação do Círculos Operários do Rio Grande do Sul, com sede em Porto Alegre, passou a fazer parte, também, da Confederação, sediada, então, no Rio de Janeiro. Em que data não recordo. Quando comecei a fazer parte do Círculo Operário - nos anos sessenta -  ele já fazia parte daquele movimento.

 O Círculo Operário foi, reconhecidamente, uma entidade que prestou (e imagino que ainda presta) relevantes serviços à cidade. Durante algum tempo lá funcionaram cursos geralmente dirigidos a familiares de trabalhadores, como Corte-e-Costura e Datilografia. Iniciei minha participação na Diretoria "lá por 1960" ("La pucha que o tempo passou depressa"...), indicado pelo padre Armindo Luiz Capponi, que era o Assistente Eclesiástico. Meu primeiro cargo foi de Secretário-Adjunto, quando a presidência era ocupada por Cantílio Ocacia. Daquela época, guardo boas recordações das  pessoas que militavam ali, como o prof. Cléo Severino, o Augusto dos Santos, o Gregório (O sobrenome me escapa...). Homenageio, em especial, um grande amigo que sempre me acompanhava e que a morte nos privou de sua grata companhia ainda muito cedo: Sílvio Baptista. Os que o onheceram, entendem bem o que estou dizendo. Prestei minha colaboração com a entidade até minha vinda para Porto Alegre, em 1965.

 Entre algumas das realizações das quais participei naquele local, lembro da Cooperativa de Consumo dos Trabalhadores Circulistas, criada em 1962, que funcionou durante algum tempo, e das Semanas de Estudos Sociais Populares, que proporcionaram excelentes debates sobre os mais diversos temas e que tiveram participação de um público considerado extraordinário para Jaguarão. Redescobri há pouco "em uma gaveta" minha primeira manifestação pública escrita: um discurso em uma comemoração de primeiro de maio, realizada no auditório do Círculo.

Ao final, neste "rememorar do passado", não posso deixar de mencionar o nosso Grupo de Teatro, dirigido pelo Prof. Cléo, que me fez subir várias vezes no palco do Círculo, vencendo minha timidez natural. Dele faziam parte Marta Reys, Magda Bayer, Bertila, Maria Tereza Ferreira, Genecy Nobre e Sílvio Baptista. Dessa época, guardo parte das melhores recordações que embalaram meus sonhos de jovem.

  Em homenagem aos que hoje dirigem a entidade, relembro a primeira Diretoria, eleita e empossada quando da criação do Círculo, no longínquo ano de 1912:

  Presidente de honra: Cônego Godofredo Evers; Presidente: Alvino Bertran; Vice-Presidente: Joaquim Francisco Martins; Primeiro Secretário: José Maria Rodrigues; Segundo Secretário: Carlos Danigno; Tesoureiro: Ramão Affonso. Diretores: João M. Botto Júnior, Elisiário Gonçalves, Bernardo Gastelacoto, João Pereira, Augusto Alves Xavier e Plácido Machado Lages. Suplentes: Polybio Affonso Porto, Victor Carlos de Moraes e Agenor Gomes Franco.

  Longa e profícua vida ao nosso Círculo Operário de Jaguarão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário