sexta-feira, 5 de outubro de 2012

OS JAGUARENSES E A POESIA - 6

 Tenho comigo alguns boletins, documentos e anotações, resquícios dos tempos em que participamos do movimento que resultou na recriação do Centro Jaguarense, em Porto Alegre, que objetivava substituir o antigo Centro de Confraternização Jaguarense, criado na década de 50 e ativo por muitos anos. Há alguns dias, deparei-me com uma poesia que sabia que havia sido criada em uma das tantas confraternizações que realizamos por volta dos anos 70. O trabalho tem um tanto de alma jaguarense, mas,infelizmente, não consegui identificar o autor. Nesta semana, recebi a visita do meu amigo José Alberto de Souza (enciclopédia viva sobre Jaguarão) e ele, então, identificou-me a poesia como sendo de Sheldon Neves - já falecido - do qual não tenho outros dados, e que participou, inclusive, do Conselho Deliberativo do novo Centro, criado naquela época.

Você sabe de onde eu venho?
Sheldon Neves

Venho da zona da sanga,
da sanga e dos taquarais.
Dos bueiros para a água
Que hoje não existem mais.

Das ruínas de um sobrado
Demolido pedra a pedra
Que mesmo mal assombrado
Em meu pensamento medra.

Das peladas lá na praia
que terminavam por brigas,
antes do nado e o mergulho
com turmas todas amigas.

Da esquina dos Nogueiras,
da cancha do Botafogo,
ainda que alvissareiras
memórias de um desafogo.

Isto foi em minha terra,
no tempo da minha infância
que ainda encontro tão perto
mesmo olhada à distância.

Não permitam, conterrâneos,
esquecer nossa missão,
qual seja alto elevarmos
nossa querida Jaguarão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário