quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A N D A N Ç A S - 3



(Lisboa)
As vezes, comento com amigos que só depois de alguns dias de estar aqui é que começo a entender completamente o que falam os portugueses, eles se surpreendem um pouco. Não estou exagerando. Na sua conversação diária, esses co-irmãos costumam "engolir" o som de algumas vogais e o estrangeiro precisa acostumar o ouvido até compreender tudo que ouve. E há algumas palavras que, embora sejam do vocabulário português, não são utilizadas por nós. Algumas até já foram mas, outras, até em um contexto são difíceis de "traduzir" para a "nossa língua". Querem uma prova? Pensem no significado de algumas destas: atacador, berma, esferovite, montra, chinó, portagem, despiste, utente. A maioria delas são utilizadas no quotidiano.

Mosaicos - Quem vem a Lisboa não pode deixar de dar uma passadinha do Museu do Azulejo. Além de toda a história sobre essa manifestação artística originária dos árabes, no local pode ser apreciada uma belíssima capela, em estilo barroco, quase completamente revestida de ouro, que fazia parte desse antigo convento de freiras em que, hoje, está instalado o museu.

Gastronomia - "Unir o útil ao agradável". Cabe muito bem a expressão ao passeio denominado "Lisboa Gastronômica", que fizemos no dia sete último, visitando vários locais, entre cafés, restaurantes tradicionais, manteigaria, conserveira, nos quais tivemos, ao vivo, verdadeiras aulas sobre a gastronomia de Portugal. Partimos de um quiosque, localizado na Praça Luís de Camões, onde degustamos um leite perfumado (Consumido já em 1920) indo finalizar no Bar Amigos da Severa, onde o proprietário Antônio mantém animada conversação sobre a história da prostituta que se tornou famosa por sua interpretação do fado, essa música "venerada" pelos portugueses. Esse trabalho pioneiro é desenvolvido por três jovens - a Vanessa, a Mafalda e o Paulo - que,  com o sucesso do trabalho, estão constituindo uma empresa para dar conta das solicitações. Os interessados podem contactá-los através do endereço eletrônico lisboaautentica@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário