quinta-feira, 4 de agosto de 2011

P A I N E L

CAPITALISMO - Novamente o capitalismo está fazendo água e justamente no lugar em que tem seu representante mais genuino - os Estados Unidos. Lembram quando ocorreu a desintegração da União Soviética? A mídia "neutra" deitou e rolou propagando o fim do socialismo, como se aquele regime representasse o verdadeiro socialismo. Agora, pela segunda vez neste século, que o capitalismo treme em suas bases mais sólidas não há nenhuma menção na imprensa livre nacional colocando em questão um sistema que pode ruir, deixando o mundo todo a sofrer as consequências.

"MEDO, MUITO MEDO" - Guardei esta expressão dos noticiários da semana passada, pronunciada por um morador da Província de Fukushima/Japão, sobre a situação daquela  área que volta a apresentar altos índices de radiação, com seus efeitos negativos principalmente sobre o desenvolvimento das crianças. Quantas vezes os ambientalistas se rebelaram contra essa espécie de energia nociva, alertando para possíveis consequências nefastas? Por enquanto é lá no Japão. E quando chegar mais próximo de nós, será que vão continuar pensando que os "ecochatos" são contra o progresso?

PARA ESPAIRECER - Não quero também parecer tão amargo neste espaço. Vou trazer um momento mais descontraído porquê passei recentemente. Em minha estada em Portugal, durante os meses de abril e maio, em uma das vezes em que usei um táxi em Lisboa, tive que pagar "um mico" para um português. Que eles não são de muita conversa a gente sabe, mas numa dessas, aproveitando que um daqueles profissionais aceitou o bate-papo do brasileiro, acabei falando que, naquele dia, era feriado no Brasil (21 de abril). "E por que é feriado?", perguntou ele. Eu respondi de pronto: "Nós comemoramos o dia de Tiradentes". Depois de alguns segundos de hesitação, ele me olhou, intrigado e lascou: "Pois. E por que vocês fazem feriado no dia de um tiradentes?"...Bom, aí vocês imaginem a minha cara, até explicar a história toda.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário