terça-feira, 11 de outubro de 2011

BEM-VINDO (Bienvenido) BRUNO!

 Bruno, que sejas muito bem-vindo. Fostes muito curtido por teus pais enquanto estavas na tranquilidade e segurança do ventre que te acolheu com tanto carinho. Ali aguardavas e te completavas para habitar o mundo que preparamos para ti. Digo preparamos porque, quer queira; quer não queira, cada adulto está contribuindo para o mundo que temos. Somos cúmplices de tudo que acontece na mãe-terra. Se ele é pior ou melhor, se poderia ser diferente e não é, dependeu de nós.

 Na sociedade que te aguarda, temos coisas boas e coisas más. Talvez a últimas até sejam em menor número mas, infelizmente, muitas vezes têm mais força. O mundo, com certeza, poderia ser melhor. Foi concebido (como acreditam alguns) ou evoluiu (como acreditam outros) para abrigar toda humanidade em perfeita harmonia e produzindo o suficiente para que todos nós pudéssemos viver tranquilos. No início a vida era mais difícil, porém mais pacífica. Isso enquanto todos tinham o mesmo quinhão das riquezas que a terra produzia.  Lamentavelmente, alguns acreditaram que poderiam ter mais que outros (nasceu a ambição) e criaram a propriedade e surgiram os "senhores". Constituiram poderosos reinos e impérios, filosofias e religiões. Muitos inventaram Deus apenas para justificar coisas boas e coisas más conforme a conveniência do momento. Ah, também inventaram as fronteiras. Com isso, fizeram com que umas pessoas fossem diferentes das outras. Assim: uns são ingleses, outros são portugueses; uns são brasileiros; outros são paraguaios, por exemplo. Na verdade, são apenas regras que os poderosos inventaram para impedir que estejamos unidos. Não deves aceitá-las como verdade absoluta. Esperemos que isso também vá mudar um dia. Nós somos, todos, apenas humanos! Iguais e, portanto, herdeiros dos mesmos direitos.

 Hoje, no século XXI, a ciência está tão evoluida que já conseguiu visitar outros mundos e até produzir vida artificial. Só ainda não logrou inventar uma máquina que faça as pessoas viverem em paz. É um pouco mais difícil. Quem sabe um dia! Quando estiveres mais crescido vais ver que a coisa aqui fora é um pouco complicada!

 Por todas essas coisas que estou te contando, não quero que desanimes. Tu és um privilegiado.
És um brasiguaio. Pai paraguaio e mãe brasileira. É uma bela mistura latino-americana, que nos aproxima muito e aí, onde vais crescer e começar a descobrir o mundo, a cultura dos antepassados é valorizada e a luta pela sua manutenção  tem que ser constante para que sobreviva ao poder econômico que insiste em sobrepor a qualquer outro valor.

 Bruno, ainda és muito pequeno para assumires alguma missão, mas deves ter alguma. Nós te convidamos para que venhas te somar nessa luta difícil de tentar mudar o que está errado. Desculpa-nos por não ser outro o mundo que te oferecemos. Quem sabe nos ajudas a torná-lo bem melhor para que os teus filhos não precisem ouvir este mesmo pedido de ti quando eles chegarem aqui.

NOTA: O Bruno chegou no dia 28 de setembro de 2011, em um hospital de Foz de Iguaçu, onde o      aguardavam seus pais - Oscar (paraguaio) e Marcele (brasileira) e trouxe alegria a toda a família e aos amigos que já tem, sem que ainda saiba disso.
       
 

2 comentários:

  1. Belíssima homenagem ao meu mais novo priminho. Bonito texto do tio babado.

    ResponderExcluir
  2. Muitíssimo obrigada pela homenagem!!
    Fiquei muito feliz e emocionada!
    Realmente sábias palavras!
    Obrigada
    Beijos saudosos,
    Marcele, Oscar, Pedro e Bruno

    ResponderExcluir