sexta-feira, 15 de julho de 2011

Olhares sobre Jaguarão



Conforme estava previsto, ocorreu, no dia 13 de julho, às 15h, o lançamento, em Porto Alegre, da obra "Olhares sobre Jaguarão", que teve como organizadores os jaguarenses Eduardo Alvares de Souza Soares e Sérgio da Costa Franco. O ato, promovido pela Câmara Municipal de Jaguarão, como parte das celebrações dos 200 anos da cidade, aconteceu em um dos salões do Solar dos Câmara e contou com apoio da Assembléia Legislativa do Estado.

O trabalho se constitui em uma coletânea de manifestações, crônicas e relatos de vários autores, sendo 33 forasteiros e 17 jaguarenses, que expressam, através da literatura, sua visão sobre a nossa cidade. Essas apreciações abrangem um período que vai desde o início da nossa colonização até os dias atuais. Para significar a importância da obra, sirvo-me das próprias palavras de um dos organizadores, Eduardo Alvares Souza Soares, que afirma em Notas Preliminares: "Que este livro propicie, a todo leitor, chegar a esse "algo novo a descobrir", e assim possa, mais e melhor, amar Jaguarão. Assim seja!". 

Participaram do evento, diversas autoridades, entre as quais o Prefeito de Jaguarão, Cláudio Martins; o Secretário de Cultura, Alencar Porto e o presidente da CM de Jaguarão, Ver. Eduardo Neutzling. Da colônia jaguarense em Porto Alegre, tivemos oportunidade de constatar a presença de, entre outros, Alda Maria Ferreira Gonçalves, Ana Maria Silva, Ana Rita Bretanha, Neusa Matte, Carlos Alberto Neves, Carlos José Laborda Knorr, Eulálio Delmar Faria, Glória Maria Leite, Ildeberto Dilceu Leite, Jances Rodrigues dos Santos, João Pompílio Pólvora, José Alberto de Souza, Lourival Leite Villas-Boas, Luiz Lopes Loder, Thephanes Azevedo e Wenceslau Gonçalves.

Além da tradicional sessão de autógrafos, concedidos pelos organizadores da obra, houve uma fraterna convivência entre os jaguarenses presentes que se estendeu até o final da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário